sexta-feira, 14 de junho de 2013

Sobre a falta de respeito

Acho que o respeito está em falta no mundo. Sofremos de uma carência desse artigo no mercado. Sabe aquela máxima "meu direito termina quando começa o do outro"? Pois é. Ela tem caído em desuso. Só assim para justificar a maneiras que as pessoas têm se portado umas com as outras. E não estou falando aqui apenas das atrocidades que acontecem a cada dia com mais frequência. Essas ganham destaque por um tempo e depois são esquecidas. Falo do cotidiano. Raciocina comigo... Tudo começa com pequenos atos: um carro que avança o sinal, um pedestre que ignora a faixa, um jovem que não cede lugar para um idoso, um som alto tarde da noite e tantos outros fatos que são mais e mais comuns. É como se não houvesse separação entre o desejo de um e os limites e limitações do outro. Porque quando trata-se de algo em benefício próprio, tudo parece ser permitido.

Pois bem, proponho um exercício. Que tal pensar no próximo um pouquinho antes de dar qualquer passo? Perguntas simples, como "será que vai incomodar?" ou "será que posso ajudar?" ou ainda "qual a consequência disso?", podem colaborar para evitar pequenos conflitos. E evitando os pequenos, também os grandes deixarão de existir.

(Grazielle Santos Silva)

* Pôster do filme "O Poder da Esperança". Sobre a busca do respeito aos deficientes.

2 comentários :

Janaina Rochido disse...

Muito bom, Grazi! É essa reflexão, essa atitude de se colocar no lugar do outro, que falta nas pessoas em demasia hoje em dia. Eu sempre penso naquela máxima: "não faça aos outros o que você não gostaria que te fizessem". Beijo!

J.F. de Souza disse...

"qual a consequência disso?" é, de fato, um autoquestionamento que caiu em desuso. e faz tempo...

Comente com o Facebook:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...